Os países da Europa são bastante conhecidos nas rotas dos turistas de todo o mundo. Situado no hemisfério norte, o continente é composto por 49 países que vão desde a mais populosa Rússia até o pequeno Vaticano; apesar de parecer grande territorialmente, o continente europeu é um dos menores do mundo ocupando apenas uma área de 10 milhões de km quadrados enquanto o americano, por exemplo, se estende em seus aproximados 42 milhões de km.
Mas não é a extensão territorial do continente e de seus países que encantam os turistas. A Europa se torna cada vez mais atrativa pelo alto padrão de qualidade de vida e segurança, além de oferecer uma mistura de culturas, comidas e idiomas que chamam a atenção de quem passa pela região.
A Europa vai além de alguns destinos mais conhecidos por nós e, compreender a localização, sabendo quais são os países que formam o continente, é importante para planejar sua próxima viagem. Afinal são aproximadamente 730 milhões de pessoas vivendo por lá, representando, assim, 11% da população mundial.
Planeje sua viagem => Hotéis mais baratos na Europa
Países da Europa e suas belezas
- Albânia
- Alemanha
- Andorra
- Armênia
- Áustria
- Azerbaijão
- Belarus
- Bélgica
- Bósnia
- Bulgária
- Chipre
- Croácia
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Geórgia
- Hungria
- Irlanda
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Macedônia
- Malta
- Moldávia
- Mônaco
- Montenegro
- Noruega
- Países Baixos
- Polônia
- Portugal
- Reino Unido
- República Tcheca
- Romênia
- Rússia
- Turquia
- San Marino
- Sérvia
- Suécia
- Suíça
- Ucrânia
- Vaticano
Mapa com os países da Europa
1) Albânia
Localizada próxima a Grécia, a Albânia não é um país muito conhecido dos brasileiros. Sua capital Tirana é a maior cidade do país, sendo que visitá-la por dois dias é suficiente; na cidade é interessante conhecer a praça Skanderbeg e aproveitar para visitar o Museu Histórico Nacional que fica ali mesmo.
Outro ponto recomendado para visitação é o parque Rinia. Aliás, belos parques é que não faltam.
Ao lado da praça, ainda é possível observar a Torre do Relógio e a Mesquita Et’hem Bey, que carrega uma das histórias do período em que o ditador Enver Hoxha esteve no poder: o local foi fechado por ele, assim como aconteceu com outros templos e práticas religiosas da época, mas foi mantida de pé por representar um monumento cultural.
2) Alemanha
Rica em história e conhecida por ter um povo que se orgulha de mostrar seu passado para que ele não se repita, a Alemanha encanta quem passa por suas cidades. Terra das cervejas e de iguarias como o chucrute, o país é daqueles que fará com que você queira voltar.
Na capital Berlim, por exemplo, é preciso ficar no mínimo 4 dias. Por lá você poderá visitar museus que contam a história do período nazista, como o Topografia do Terror (que ainda é gratuito) e passar por pontos turísticos famosos como o portão de Brandemburgo, o Reichstag (Parlamento alemão) , a prefeitura, o memorial do Holocausto e a praça Alexanderplatz. Para quem tem mais tempo no país, cidades como Munique e Frankfurt também valem a pena.
3) Andorra
Localizado entre a Espanha e a França, o Principado de Andorra é um convite a belas paisagens em um cenário bucólico.
O país permite que o turista aproveite tanto o inverno quanto o verão, pois na estação mais fria, não faltam opções nas montanhas, como pistas de esquis e hotéis aconchegantes; enquanto que na época com sol, Andorra oferece trilhas, lagos e regiões com muito verde. Leia mais sobre o clima da Europa.
A capital do país é Andorra La Vella, mas muitos turistas escolhem a cidade de Castillo para passar uns dias admirando a beleza das montanhas cobertas de neve.
O idioma principal do país é o catalão, mas eles entendem francês e espanhol; Andorra não é um destino complicado, o que possibilita que o turista dê uma fugidinha do sul da França ou de Barcelona! Saiba quais são os passeios em Barcelona mais interessantes.
4) Armênia
Dividindo a fronteira com a Turquia e localizado entre o mar Negro e o mar Cáspio, a Armênia é um dos países da Europa que vem crescendo na rota turística de quem vai para a Europa Oriental.
Sua história foi marcada por períodos imperiais que ocupavam grande extensão territorial; em um passado mais recente, o país passou por um genocídio durante a Primeira Guerra Mundial.
A capital é Erevan, mas o charme do país está guardado na antiga cidade de Vagharshapat, onde está a Catedral de Etchmiadzin, considerada pelos cristãos como a igreja mais antiga do planeta.
O país também está recheado de outras construções imponentes e super antigas; vale visitar o Mosteiro de Tatev, o Parque Nacional de Dilijan e a Catedral de Zvartnots, esta completamente em ruínas.
5) Áustria
A terra do compositor Mozart impressiona pelas construções, limpeza e organização. Por aqui, o padrão europeu se destaca e a capital Viena é uma prova disso com seus Palácios de Belvedere, Imperial de Hofburg e o Schönbrun.
Quem visita o país pode escolher também cenários de filmes nas montanhas nevadas, castelos e bosques; a região dos alpes austríacos é uma opção bastante procurada pelos apaixonados por esqui.
Para conhecê-la, o viajante pode vir de países próximos como Alemanha, Hungria e República Tcheca, ou apenas escolher a Áustria como seu destino principal. Confira os melhores passeios em Viena.
O território austríaco possuí nove Patrimônios da Humanidade pela Unesco. Uma dessas áreas, por exemplo, é o Vale do Wachau, a parte mais bonita de todo o rio Danúbio; nas duas margens estão ruínas de castelos, cidades medievais, vinhedos e pequenos vilarejos. O Vale, que ainda é produtor de damascos e vinho, abriga importantes igrejas barrocas.
6) Azerbaijão
Vizinho da Armênia, o país ainda não é muito desbravado pelos turistas. Sua economia gira em torno do petróleo e por lá é possível observar uma certa desigualdade entre os moradores.
Mas nada disso desanima quem quer conhecer um local diferente e se deliciar com doces típicos, como a Pakhlava; também é interessante visitar os museus da capital Baku, como o Carpet Museum.
7) Belarus
Belarus (outrora chamada de Bielorrússia) já fez parte das Repúblicas da União Soviética e por isso faz fronteira com a Polônia e a Rússia. Como a capital Minsk recebe voos de várias capitais europeias torna-se mais fácil para você acrescentar o país na sua próxima rota.
Outra vantagem do local são os preços: hotel e alimentação por lá não é caro. Além de tudo isso, o país conta ainda com um eficiente transporte ferroviário, permitindo que o turista possa viajar de trem na Europa passando pelo país.
A maior atração de Belarus é sem dúvida a Fortaleza de Brest; o local foi construído no século 19 e foi palco de ataques nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A visitação na fortaleza é gratuita.
8) Bélgica
Destino dos chocolates, waffles, batatas fritas, cervejas e da sede da União Europeia, a Bélgica é um lugar bastante procurado pelos turistas.
Para quem chega na capital Bruxelas, a primeira parada deve ser o Grand Place, que enche os olhos dos turistas; a praça é Patrimônio da UNESCO e local de orgulho para os belgas.
De lá você pode admirar outras construções imponentes, como a câmara municipal e principalmente o Atomium; inicialmente, a obra era para ficar exposta por um curto período, mas o sucesso foi tanto que ela está lá até os dias de hoje.
Com seus 102 metros de altura, os visitantes podem passear entre as esferas e conhecer mais da história da ciência, além de ter uma vista de 360º da capital.
Mas a Bélgica vai além da capital e a pequena cidade de Bruges transporta o visitante para um conto de fadas. Suas construções que lembram castelos, pontes medievais e pequenas ruelas encantam o turista; para se sentir ainda mais no passado, é possível fazer um cruzeiro pelos canais da Bruges e ainda andar de carruagem pelas ruas.
9) Bósnia e Herzegovina
Esse país pode nunca ter entrado na sua lista para uma Eurotrip, mas se engana quem ainda não pensa em visitá-lo. A capital é Saravejo, mas todo o país é recheado de atrativos naturais e uma cultura diferente, com destaque para a belíssimas Mostar.
Quem visita a cidade, com certeza irá se impressionar com a ponte construída no Rio Neretva no século XVI e reconstruída em 2004 após a Guerra da Bósnia. O local também oferece uma aula de história sobre a guerra civil e a religião muçulmana no país.
Localizada a 40km de Mostar está a Kravice Falls, situada dentro de um parque as quedas d’água contrastam com a terra árida da região formando um belo cenário. Para chegar no local é preciso caminhar por uma trilha.
10) Bulgária
Na capital Sofia sobram lugares com construções imponentes e, certamente, o National Palace Culture (NDK) é com certeza um deles.
Este local é o maior centro de exposições, conferências e concertos no sudeste da Europa. O NDK está localizado na praça Bulgária Sq. e no local há sempre movimento de turistas e búlgaros que aproveitam a área para se divertir.
Para aprender sobre a cidade, o turista não deve deixar de conhecer as igrejas, mesquitas e sinagogas que se encontram na praça Sveta Nedelya. As construções bem próximas são um convite ao aprendizado religioso e histórico de respeito na região.
11) Chipre
Terra da deusa mitológica Afrodite, o país é bem conhecido pelos europeus que buscam praias paradisíacas no verão. Um dos lugares mais procurados para quem vai para o Chipre são os chamados Banhos de Afrodite.
Situada na Península de Akamas, o local tem uma piscina natural cravada em uma pedra, mas infelizmente é fechado para mergulho de turistas, mas vale visitar para quem está nas praias próximas. Além da fama pelo litoral, o Chipre ainda tem vilas medievais que te convidam a voltar ao passado.
12) Croácia
País conhecido pelos atrativos naturais e pelas praias concorridas no verão, a Croácia tem uma beleza exuberante. Seja pelas características medievais de Dubrovnik ou pelos famosos e inúmeros parques, os cenários do país são impecáveis.
Dubrovnik, por exemplo, é conhecida como a pérola do mar Adriático e tem seu centro histórico cercado por muralhas.
Por ser sempre movimentada e oferecer aos turistas águas cristalinas,o local – cenário da série “Game of Thrones” – não é muito barato; apesar de ter aeroporto, também é possível chegar ao país pela capital Zagreb.
13) Dinamarca
O país escandinavo é um dos mais desenvolvidos do mundo. Sua capital Copenhagen fascina o visitante pela organização e qualidade de vida.
Se você estiver lá, vale a pena adquirir o Copenhague Card com validade de 24 até 120 horas. O cartão permite a entrada em 73 museus, alguns castelos e o uso de transporte público ilimitado.
Para quem ficará um dia na cidade, não deixe de conhecer o Palácio de Christiansborg, sede atual do poder legislativo, executivo e judiciário, além de ser aposento da família real em eventos.
Visite também a Frederik’s Church e o Tivoli Gardens com parque para crianças e adultos além de restaurantes e barraquinhas com comidas típicas. Quem pretende ficar mais dias, as cidades de Aalborg e Odense são ótimas pedidas.
14) Eslováquia
Anteriormente membro da Tchecoslováquia, a atual Eslováquia é uma daquelas regiões que encantam pelos castelos no interior do país.
Localizada á apenas uma hora de Viena, não é difícil encontrar pessoas que peguem um trem na Europa e façam um bate-volta de lá para a capital Bratislava, além de aproveiter para curtir a noite boêmia na cidade.
Apesar de ser indicada em qualquer estação do ano, durante o verão a Bratislava é mais movimentada por turistas que querem ver paisagens campestres e praticar esportes radicais, como escalada.
15) Eslovênia
O país é cercado pela Áustria, pela Croácia e pela Hungria. Seus cenários paradisíacos atraem pessoas que buscam as praias, as cachoeiras e os lagos eslovenos; o destino é ideal para quem busca viajar barato para Europa.
Outra vantagem do país é que, por ser muito pequeno, você pode conhecer quase todas as regiões em apenas oito dias. Uma dica é alugar um carro e viajar por lá seguindo seu GPS. Mas se prefere ficar somente na capital, pois Liubliana já é bela por si só!
16) Espanha
Esse é certamente um dos destinos mais cobiçados pelos brasileiros que vão para a Europa Ocidental; a capital Madrid, inclusive, recebe muitos turistas que resolvem ficar definitivamente no país.
Em território espanhol, o que não faltam são opções de turismo: praias, futebol, museus, festas e boa comida.
Além de Madrid, Barcelona também é um local bastante procurado pelos visitantes.
Na cidade você se descobrirá apaixonado pelas obras de Gaudí e ainda poderá visitar a Basílica da Sagrada Família; uma curiosidade sobre o local é que ele nunca foi acabado. Acredita-se que sua obra será finalizada em 2026.
17) Estônia
Um dos países que fazem parte da Europa Setentrional, a Estônia surpreende o visitante. Em Tallinn, sua capital, a arquitetura minimalista e medieval chama a atenção.
Uma prova de tanto detalhe é o Palácio Kadriorg, atualmente um museu de arte. Já o prédio da prefeitura permite que o turista viaje no tempo. Para quem gosta de belos cenários no inverno, o lugar fica ainda mais lindo coberto de neve.
18) Finlândia
Esse é um país que provavelmente te remete a época natalina e ao Papai Noel, pois a região da Lapônia é com certeza um lugar que faz com que você volte à infância. Mas, a Finlândia ainda impressiona por um espetáculo da natureza: de lá é possível ver a Aurora Boreal.
Para quem tem o sonho de presenciar esse momento pelo menos uma vez, deve se planejar para enfrentar o frio congelante do país, já que a Aurora Boreal não é um fenômeno que acontece no verão.
Para chegar nas terras finlandesas saindo do Brasil é preciso fazer escala em Estocolmo ou em Frankfurt. Porém, se você está viajando pelo continente e quer visitar o país, existem vôos de diversos lugares para a capital Helsínque.
19) França
Paris, quem nunca sonhou em conhecer a tão famosa Torre Eiffel?
O monumento mais visitado do continente está localizado na capital Paris e o destino é fácil de se chegar saindo do Brasil, afinal existem voos diretos de algumas capitais. Descubra qual a melhor companhia aérea para viajar para Europa.
Quem visita a cidade não deve deixar de conhecer o Museu do Louvre e suas obras importantes para o mundo – como a Monalisa – e o Palácio de Versalhes com seu enorme jardim. Durante o verão, o país atrai ainda mais turistas de diversos lugares; cidades litorâneas como Nice, Cannes e Saint Tropez são destaques nesse período.
20) Grécia
As ilhas gregas, como Santorini, Mykonos e Creta, são admiradas por vários turistas pelas praias paradisíacas. O país que foi o berço da democracia também é um interessante destino para aqueles que querem aprender sobre a história, explorando ruínas importantes como a Acrópole.
Na capital Atenas estão ainda o Templo de Zeus, a Praça Syntagma e restaurantes com vistas panorâmicas para esses pontos da cidade. Para quem gosta de programas noturnos, o bairro de Plaka – um dos mais antigos da capita – é super movimentado e rodeado de bares com shows de músicas gregas.
21) Geórgia
Localizada entre a Turquia e o Azerbaijão, a Geórgia ainda não está na lista de muitos turistas que fazem um tour pela Europa. Mas ainda assim, o país está cheio de novos lugares a serem explorados.
Se você é o tipo de turista que busca lugares luxuosos, mas que cabem no bolso, a Geórgia é um local ideal; caso prefira paisagens campestres, pouco movimentadas e com culinária incrível, o país também é na medida para você.
Além de spas, vinhos famosos e bons restaurantes, as terras de lá ainda são cheias de um povo receptivo e hospitaleiro. A capital do país é Tbilisi, que por si só já é uma cidade charmosa.
22) Hungria
Destinos baratos e bonitos? Quem não quer? Com toda certeza a Hungria é esse lugar. Na capital Budapeste o turista se apaixona pelas construções enormes, pelas sinagogas imponentes, pelo movimento do bairro judeu ou ainda pela ponte sobre o Rio Danúbio, que divide a cidade em Buda e Peste. Saiba como encontrar hotéis em promoção em Budapeste.
A maioria das pessoas se hospedam em Peste, mas não deixe de visitar o outro lado, afinal é onde se encontra o Castelo de Buda. Além de todas essas atrações, Budapeste tem as piscinas termais do Spa Széchenyi e a praça Heroes Square, que oferece ao turista um lindo entardecer.
23) Irlanda
Dublin é a capital e quem escolhe o lugar como destino de viagem não irá se arrepender. As catedrais, a Guinness Storehouse, o St. Stephen’s Park e o Castelo de Dublin são os pontos turísticos ideais para entender a cidade. No final do dia, vale ainda encerrar o dia no The Temple Bar.
Mas se sua ideia é passar mais do que dois dias no país, a Irlanda tem outras cidades incríveis de conhecer. Galway, por exemplo, além de ter ares jovens e universitários, tem também belas paisagens nas redondezas; o país é um daqueles que todos os roteiros combinam, já que sempre terão lugares incríveis para visitar.
24) Islândia
País europeu de formação vulcânica, a Islândia é uma ilha no meio do Atlântico Norte. Por isso, o país tem um dos destinos turísticos mais desejados: as águas termais do Blue Lagoon. Quem deseja conhecer o país pode optar tanto pelo inverno quanto pelo verão.
O inverno é bem rigoroso e graças a isso, é possível avistar a Aurora Boreal.
Entretanto, quem prefere as temperaturas mais amenas da região e escolhe o verão, tem como bônus um dia com 20h de luz e o sol da meia-noite. Para quem vai do Brasil direto para lá, o vôo mais rápido é com escala em Londres.
25) Itália
O país em formato de bota é um daqueles lugares que tem muito o que explorar. Seja na capital Roma ou nas cidades de Florença, Nápoles, Veneza e Milão, o que não faltam são motivos para se apaixonar pelo país; sem falar ainda da tradicional culinária de massas e pizzas.
Para quem deseja ficar mais dias na Itália, pode conhecer diversas cidades admirando as belas paisagens de trem; para quem vai ficar somente em Roma, não pode deixar de visitar o Coliseu e jogar uma moedinha na Fontana di Trevi.
26) Letônia
Riga é uma capital que tem traços diferentes. Isso acontece porque a região passou por momentos de guerra. Hoje, quem visita o país só tem uma preocupação: admirar toda a beleza do lugar. Descubra tudo o que precisa para viajar para Europa.
O país também compõe os chamados Países Bálticos e é vizinho da Lituânia e da Bielorrússia. Quem escolhe ficar dois dias na capital, não deve deixar de caminhar pelas ruas do Old Town e visitar a Town Square, assim você consegue ir em diversos outros pontos turísticos.
27) Liechtenstein
Esse pequeno país entre a Áustria e a Suíça é também considerado como um Principado, sendo que o tom mágico do local é dado pelas imagens de alpes, riachos e montanhas. O idioma oficial é o alemão, mas você conseguirá se comunicar apenas com o inglês.
Se escolher apenas a capital Vaduz, as atrações principais são: Castelo de Hilltop, Museu do Selo, Museu do Tesouro, Museu Nacional e a imponente Catedral de Vaduz. Mas quem vai a Liechtenstein também não deve deixar de experimentar os vinhos da região.
28) Lituânia
Ainda desconhecida por muitos brasileiros, a pequena capital Vilnius é charmosa e pode ser explorada praticamente a pé.
Seu roteiro pode começar pelo centro antigo da cidade na Praça da Catedral, passando pela Torre do Relógio e chegando no Palácio dos Duques da Lituânia; atrás deste local está o Castelo Gediminas e você pode finalizar o dia assistindo o entardecer no Museu Nacional da Lituânia.
Não deixe também de conhecer Trakai, uma cidade-resort em formato de ilha; localizada a 28 km da capital, ela possuí 38 mil habitantes e abriga, de forma bem preservada, as ruínas do Castelo de Trakai.
29) Luxemburgo
Pais com maior PIB per capta da Europa (dado de 2018), Luxemburgo é ideal para quem quer fazer um bate-volta vindo da Alemanha, França ou Bélgica. U
a das atrações principais na capital, que recebe o mesmo nome, é a Corniche; a conhecida varanda mais bonita do continente é uma formação rochosa que transformou-se em um lugar de beleza impressionante.
Outros pontos turísticos interessantes são o Bock – uma fortificação natural – e o encantador centro histórico, de onde o turista pode conhecer a praça Place Guillaume II, o Grand Ducal Palace e uma fonte de água potável dentro do Hotel de Ville, que também é a prefeitura.
30) Macedônia
Localizada entre a Albânia e a Bulgária, a Macedônia tem como capital a cidade de Skopje. Há quem estranhe a capital, afinal ela é repleta de estátuas diferentes por todos os lados.
Mas o país pode ser bem interessante se o turista explorar outros lugares como os cânions, os mosteiros, os lagos e as cavernas; inclusive porque trata-se de um destino bem barato. A moeda local é o Dinar e por isso incluir na rota dos países Balcãs pode valer a pena.
31) Malta
Fique atento caso queira fazer intercâmbio ou visitar Malta, pois, juntamente com a Albânia, o país exige que o turista esteja em dia com as vacinas para viajar para Europa.
No passado o local foi marcado por ser o caminho mais fácil entre o continente Europeu e o Africano, já que o país fica próximo a Sicília – na Itália – e a Tunísia. Hoje, Malta é um dos destinos mais famosos na Europa, por abranger praias paradisíacas.
Entre as mais procuradas estão a Blue Lagoon e a St. Mary’s Bay na ilha de Comino, Anchor Bay, Ghajn Tuffieha para quem busca apreciar o pôr do sol e a mais isolada St. Peter’s Pool. Para se hospedar, a cidade mais conhecida é St. Julians.
Um passeio interessante é conhecer o interior da caverna Blue Grotto de barco; o trajeto dura cerca de 30 minutos e, se o tempo estiver bom, o turista pode ainda descer em um trecho do mar Mediterrâneo.
32) Moldávia
Fronteira com a Ucrânia, esse país é diferente do restante da Europa e há quem diga que ele não acompanhou as inovações do continente.
Comentários à parte, vale a pena se deixar encantar pela simplicidade dos mercados da capital Chisinau.
A cidade com cerca de 800 mil habitantes também tem várias igrejas ortodoxas e museus.; outros lugares interessantes são Soroca e Balti.
O país não adota a o euro como moeda principal e, por isso, o destino é um daqueles mais baratos para quem quer viajar ao velho continente.
33) Mônaco
Situado ao sul da França, Mônaco é um Principado possível de conhecer a pé em um dia.
Apesar de ser cansativo, o turista pode usar os doze elevadores espalhados pelo local para subir e descer pelas luxuosas ruas; isso acontece porque o país tem apenas 2 km de extensão e recebe o título de segundo menor da Europa.
Um bom roteiro seria começar pela parte mais alta, em Mônaco Ville, onde está localizado o Palácio do Príncipe. Depois de conhecer essa parte, vale a pena se encantar pela cidade mais populosa e seu lendário Cassino Monte-Carlo.
34) Montenegro
Ainda pelos pequenos e caros países litorâneos europeus chegamos a um dos melhores destinos da Europa, na fronteira com a Croácia.
A atração mais visitada de Montenegro é a Baía de Kotor, localizada em uma das cidades mais turísticas do país, que possuí o mesmo nome.
Com sua aconchegante praça e muralha que recebe o mesmo nome, a cidade é bem charmosa. Em Montenegro, vale ainda conhecer a cidade de Budva que tem praias pertencentes ao Mar Adriático.
Já um outro roteiro possível é explorar o Mt Lovcen e descobrir que a montanha Crna Gora (Montanha Negra) deu o nome ao país.
35) Noruega
Este também é um dos países com alto índice de desenvolvimento no continente europeu. Sua moeda é a Coroa Norueguesa e sua capital Oslo é considerada a mais verde da Europa; o país é ideal para quem gosta de natureza, esportes e admira a cultura viking.
Na Noruega é difícil prever a melhor estação para ir, pois tudo depende do quão rigoroso é o inverno norueguês; é na época mais fria do ano que o turista pode experimentar o espetáculo natural da Aurora Boreal.
Para quem tem mais tempo no destino, a região de Fiordes é puro contato com a natureza. No lugar ainda é possível fazer um cruzeiro turístico em Oslo.
36) Países Baixos
Conhecido como terra dos moinhos, os Países Baixos estão próximos da França e da Bélgica.
Chamado por muitos como Holanda (local é dividido por Holanda do Sul e Holanda do Norte), o país tem desde vilarejos com paisagens campestres a cidades movimentadas e desenvolvidas como Roterdã e Eindhoven.
Há ainda quem se encante com os canais de Amsterdam. Na capital, o que não faltam são belos lugares para registros fotográficos; a cidade também reúne museus importantes para a arte e a história, como o Museu Van Gogh e o de Anne Frank.
O turismo pelo país se torna mais fácil graças a linha ferroviária de qualidade. Se você passa por lá, não pode deixar de experimentar os sabores da culinária holandesa; entre os doces, destaco os famosos Stroopwafels (bolachas) e nos pratos salgados, o típico Kapsalon (batata frita com carne e salada).
37) Polônia
Importante país durante a Segunda Guerra Mundial, a Polônia está cada vez mais se tornando um destino dos turistas brasileiros por ser um lugar barato. A moeda de lá é o Zloty e sua cotação vale praticamente o mesmo que o real.
Além disso, cidades como Cracóvia e Varsóvia trazem uma arquitetura ainda mais bonita durante o inverno.
A estação no país é bem rigorosa e quem quer conhecer essa época deve se planejar anteriormente com roupas e calçados adequados. Descubra quais passeios na Europa não podem faltar na sua Eurotrip.
Mas para quem pretende visitar o país durante o verão, também irá se apaixonar: o charme dos bares e cafés lotados da capital Varsóvia trazem o movimento da estação para as calçadas da cidade.
38) Portugal
Talvez o país mais procurado para quem deseja visitar o velho continente, Portugal tem a facilidade do idioma e de estar a cerca de 10 horas de voo do Brasil. Saiba como economizar nas passagens com as companhias low cost Europa.
O turismo por lá vai além dos passeios em Lisboa; durante o verão, as praias do litoral português tem ganhado fama internacionalmente. Outra rota interessante para quem quer conhecer o país é a religiosa e normalmente as cidades de Nazaré e Fátima são as mais procuradas.
A arquitetura de Coimbra e Porto é um convite ao passado. Nas terras portuguesas, as comidas típicas também encantam o turista; entre elas, está o pastel de belém feito de amido de milho e creme de leite.
39 ) Reino Unido
Oficialmente Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, a Grã-Bretanha é formado pela Inglaterra, Escócia e País de Gales. Para quem escolhe ficar em Londres, deve reservar no mínimo quatro dias.
A capital inglesa tem como atrativos a London Eye, o Parlamento Britânico, o Palácio de Buckingham e bairros diferentes como o Camden Town; quem escolhe a Escócia, irá se apaixonar pela cultura escocesa, começando pela capital Edimburgo.
Por fim, nada como uma visita ao vizinho País de Gales e suas cidades dinâmicas e parques que arrancam suspiros de quem passa.
40) República Tcheca
A capital Praga é pura magia. Com suas pequenas e formosas ruas que levam a Praça da Cidade Velha, o turista se perde ao encanto das construções e das igrejas. Quem vai a cidade não pode deixar de assistir uma hora cheia no Orloj (relógio astronômico medieval). Confira hotéis bem avaliados em Praga.
Para sentir ainda mais o encantamento de Praga, nada como visitar o maior castelo do mundo; o Castelo de Praga ocupa um bairro inteiro e reúne igrejas e ruas.
Para quem deseja combinar a cidade com outro destino, Budapeste, Berlim e Viena são ideais. Três dias na cidade checa é suficiente para aproveitar todos os pontos turísticos.
41) Romênia
O país conhecido como terra dos vampiros recebeu esse título por ter em seu território o Castelo de Bran, que eles acreditam ter pertencido ao famoso Conde Drácula.
Outra curiosidade que instigam o turismo no país é a Transilvânia, uma das regiões turísticas mais famosas da Romênia; mas tudo isso é apenas lenda.
Com fronteira para Bulgária e Hungria, a Romênia possuí várias opções para o turista. Durante o inverno os lugares se transformam devido a neve; quem escolhe o verão, pode se divertir pelas cidades místicas, a natureza impressionante e uma culinária diferente.
42) Rússia
Destino que vem crescendo no gosto dos turistas, a Rússia recentemente foi palco da Copa do Mundo da FIFA. Na época, os russos mostraram que a fama de frios e não receptivos são apenas fama. Saiba mais sobre as bandeiras da Europa.
A capital Moscou tem pontos turísticos importantes como a Praça Vermelha e a sede do governo russo, Kremlin. Mas os russos foram além e até a estação de metrô de moscou é admirável.
Outras cidades como São Petersburgo também atraem o turismo de várias partes do mundo. O país também tem sobremesas incríveis e estimula o turismo gastronômico na região.
Entre elas destacam-se o Pão de Mel de Tula e a Vatrushka, uma espécie de pãozinho de requeijão servido com geléias e leite condensado.
43) Turquia
Famosa mundialmente pelo passeio de balão pela Capadócia, a Turquia engana quem acredita que sua capital é Istambul. Na verdade, essa é uma das cidades importantes para o país e que atrai muitos visitantes, mas a capital turca é Ancara.
É em Istambul que estão locais conhecidos para a história da religião como a Basílica de Santa Sofia e a Mesquita Azul.
Outro lugar interessante para visitar na cidade é o Grande Bazar; considerado um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, o turista tem a oportunidade de ver de perto cerâmicas e especiarias turcas, além de joias e tapetes.
44) San Marino
Localizado dentro do território italiano, esse pequeno país de 61 km quadrados tem uma população de 30 mil habitantes.
Para visitar San Marino um roteiro de um dia é suficiente e é super fácil fazer um bate-volta de alguma cidade italiana, sendo as regiões turísticas mais próximas são Bolonha e Florença.
Do alto do Monte Titano, o viajante consegue ter uma vista de 360 graus de todo o país; vale a pena também visitar a Basílica di San Marino, o Castello Della Guaita e a Piazza Della Libertà.
A melhor época para conhecer San Marino é no verão e na primavera, pois durante o inverno muitos locais estão cobertos pela neblina, o que atrapalha as vistas de alguns lugares.
45) Sérvia
A capital Belgrado é uma cidade com cerca de sete mil anos que foi reconstruída várias vezes devido a guerras na região. O país tem bom custo-benefício para o turista brasileiro, já que a hospedagem não é cara e muitos de seus passeios são gratuitos.
Para conhecer bem a cidade, recomendo que fique ao menos dois dias inteiros por lá. Não deixe de apreciar a cultura de bares e cafeterias que eles têm no país.
A maioria dos passeios tem como porta de saída a Praça da República, uma das mais movimentadas do lugar; do local, vale andar pelos parques, visitar a Fortaleza de Belgrado e seus museus.
46) Suécia
Localizada no norte da Europa, a Suécia faz parte das terras escandinavas. Sua capital Estocolmo é também a mais populosa do país com aproximadamente 10 milhões de habitantes e representa o centro econômico, administrativo, político e cultural do país. Confira dicas para viajar e trabalhar na Europa.
Para ver o básico que a cidade tem a oferecer, você deve planejar sua viagem com pelos menos três dias de estadia.
Nos dois primeiros dias é recomendado conhecer as regiões de Gamla Stan e Djurgarden, podendo visitar a prefeitura, a catedral, a praça principal Stortorget e museus históricos, nórdicos e ao ar livre. No terceiro dia vale uma ida a locais mais afastados como o Palácio Real e o parque de diversões Grona Lund.
47) Suíça
Destino dos famosos alpes e chocolates, a Suíça é um dos países mais caros do continente europeu.
Uma vantagem para quem quer percorrer boa parte do país é que praticamente tudo pode ser feito de trem; sem contar o fato de fazer fronteira com Alemanha (Norte e Leste), França (Oeste) e Itália (Sul e Leste).
De Berna, por exemplo, vale visitar Zurique, Lucerna e tantas outras cidades; mas quem pretende ficar poucos dias e apenas na capital, já sentirá os ares suíços da região.
A cidade é Patrimônio da Humanidade pela Unesco e tem uma vista muito bonita do Jardim das Rosas.
48) Ucrânia
País da Europa Ocidental e com fronteira para a Polônia e a Rússia, o turismo na Ucrânia vem crescendo desde sua independência em 1991; principalmente pelo fato de ser o país mais barato para viajar para Europa, pois a moeda Ukraine Hryvnia, equivale a R$ 0,14.
Em Kiev, capital do país, o viajante tem a opção de visitar imponentes mosteiros, catedrais e praças. Neste roteiro destaco o Mosteiro de Kiev, que parece ter suas cúpulas construídas com ouro e a enorme Catedral de Santa Sofia.
Seguindo a linha cultural, a cidade tem inúmeros museus imperdíveis. O Pinchuck Art Centre, por exemplo, é um bom lugar para quem aprecia arte contemporânea; esse ambiente moderno também pode ser percebido nos diversos grafites espalhados pela cidade.
49) Vaticano
O menor país do mundo é um estado independente localizado dentro da Itália, mais precisamente em Roma. A área é conhecida por ser importante para a religião católica mundial, pois é na Cidade do Vaticano que está a morada do Papa.
Quem pretende conhecer o local, deve separar uma manhã e uma tarde para caminhar pelo país. Existem muitos museus com filas bem grandes que mostram ao visitante o quão turístico é a cidade.
Um roteiro interessante é começar pela Capela Sistina, passar pela Basílica São Pedro e terminar na Praça São Pedro logo a frente. Como reza o ditado popular, quem pisa nas terras do papa tem que vê-lo; a dica é ir ao país aos domingos e esperar que ao meio-dia ele aparecerá na janela da biblioteca.
Conheça os países da Europa
O turismo no continente europeu é ainda mais fácil graças a qualidade de seus países. As taxas de segurança, bem-estar e desenvolvimento ajudam a promover o aumento do número de turistas que passam pelo continente.
Praticamente todos os países da Europa são ótimos para roteiros turísticos. A vasta gama de opções permitem que o viajante possa se planejar, montar e adaptar sua viagem aos destinos que mais atraem no velho continente.
E só para você ter ainda mais certeza de que vale a pena viajar na Europa confira esse vídeo do site oficial de turismo da Europa sobre as belezas do continente:
E você, quais dos países da Europa tem vai vontade de conhecer? Deixe sua resposta nos comentários!