A Torre Eiffel é certamente o símbolo de Paris, levando o mérito de ser um dos pontos turísticos mais famosos e mais visitados do mundo. A sua estrutura com 8 mil peças metálicas com 324 metros de altura foi projetada por Gustave Eiffel para a Exposição Universal (temporária) em 1889.
Este monumento que foi detestado por muitos na época em que foi construído, hoje é adorado por todos os turistas e franceses. Você terá a opção de subir 3 níveis diferentes para ver a magnífica vista de cidade, além de tomar um café ou fazer uma refeição nos restaurantes aclamados com estrela Michelin, como o Jules Vernes.
A Torre Eiffel dispensa apresentações, mas poucos sabem da sua história, curiosidades e dicas para que aproveite ao máximo esse mágico passeio, sem desperdiçar muito dinheiro, claro! Afinal os custos são em euros.
Te ajudarei também a decidir se vale a pena conhece-la a noite ou de dia, se você tiver o tempo limitado e o dinheiro também; sugiro conhecê-la de várias formas e em várias estações do ano, rs. Para isso escrevi esse artigo com todas essas informações da queridinha do mundo inteiro, a Torre Eiffel.
Planeje sua viagem => Hotéis baratos em Paris
História da Torre Eiffel em Paris
Como comentei na introdução, a Torrei Eiffel foi construída temporariamente em 1889 para a Exposição Universal em comemoração do 100° aniversário da Revolução Francesa. Uma das principais curiosidades da França é que a origem do desejo do monumentos estava no sonho dos homens de querer subir no ar.
Sempre superior, cada civilização tentou construir pelo menos um edifício grande, o mais alto possível; mas esta corrida tem seus limites, os de materiais de construção. Até a era pré-industrial, o único capaz de suportar as cargas pesadas inerentes aos edifícios altos era a pedra, principalmente o granito conhecido por sua resistência.
Na era industrial tudo muda não é mesmo? Enquanto os arquitetos elaboravam os planos para construir a tal torre de ferro, os engenheiros analisaram diferentes técnicas de forjamento, rebitagem e os diferentes metais que poderiam ser usados para a construção.
Projetada pelo engenheiro civil Gustave Eiffel, os trabalhos para a construção da torre de ferro começaram no dia 28 de janeiro de 1887; ela foi finalizada em tempo recorde, depois de 2 anos, 2 meses e 5 dias, no dia 31 de março de 1889.
Símbolo da França e o principal entre os pontos turísticos de Paris, o monumento tem 324 metros de altura e 125 metros de largura A ordem era que a Torre deveria ser projetada como um grande poste com quatro colunas de vigas de treliça, separadas na base e unidas no topo; unidos uns aos outros por mais vigas metálicas em intervalos regulares.
A Torre foi o centro de muitos debates, mesmo antes do final de sua construção; envolvida em críticas dos maiores nomes do mundo da Arte e Literatura, ela conseguiu se firmar e alcançar o sucesso que merecia. Vários panfletos e artigos protestando contra o monumento foram publicados desde 1886 até 1889. Em 1909, na época da transferência definitiva da Torre Eiffel para a cidade de Paris, foi argumentado a desmonta-la.
A Torre Eiffel desde então era um sucesso muito popular e ideal para um roteiro na França; apesar da campanha de difamação que comentei, muitas pessoas faziam fila para conhece-la. O efeito da exposição mundial foi importante: dos 32 milhões de visitantes, 1 em 16 subiu na torre, ou 2 milhões de pessoas, até o fechamento da exposição em 31 de outubro de 1889.
Mas essa lotação é excepcional porque nos anos seguintes o número de visitantes cai, com uma grande explosão em 1900, o ano da nova exposição mundial em Paris. Melhorando nos anos seguintes, claro.
Para a torre não perder popularidade e correr novamente o risco de ser desmontada, Gustave Eiffel autorizou várias pesquisas científicas nela; dizem que o monumento foi projetado desde o início como uma fonte de experimentação.
Gustave multiplicou as autorizações para o uso da torre para fins científicos, fazendo com que ela faça suporte para:
- Uma estação meteorológica (1889, Éleuthère Mascart)
- Uma antena herziana (1898, Eugène Ducretet faz uma comunicação telefônica entre a torre e o Panteão)
- Uma antena telegráfica (1903, Gustave Ferrié estabelece uma comunicação sem fio telegráfica)
- Um laboratório de aerodinâmica (1909, Gustave Eiffel realizou testes de estruturas aerodinâmicas)
E até que essa tática funcionou bem. Porque em 1909 o exército começou a se interessar pela tecnologia de transmissão sem fio e pressionou o ministro a manter esse pilão gigantesco que poderia ter interesse nessa área. Neste momento, os testes ainda não são conclusivos, mas entre as demandas do exército e as demais aplicações civis as autoridades entendem que não é necessário desmontar a torre e em 1910 estende sua concessão pelos 70 anos seguintes de manter o lindo cartão postal de pé.
CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours para Torre Eiffel em Paris »
Preço da Torre Eiffel
Você poderá ver a Torre Eiffel em muitos bairros de Paris, no parque Champs de Mars e Trocadéro são os lugares mais famosos para admira-la. Mas se quiser ficar mais perto e passar pelos portões de segurança para embaixo dela, a entrada é gratuita.
Se você deseja subir na Torre para jantar ou para apreciar a vista com as luzes da cidade, o valor do ingresso será:
- Ingresso para subir de elevador até o segundo andar: € 16,30 (adultos), € 8,10 (entre 12-24 anos) e € 4,10 (entre 4-11 anos).
- Ingresso para subir de elevador até o topo: € 25,50 (adultos), € 12,70 (entre 12-24 anos) e € 6,40 (entre 4-11 anos).
- Ingresso para subir de escadas até o segundo andar: € 10,20 (adultos), € 5,10 (entre 12-24 anos) e € 2,50 (entre 4-11 anos).
- Ingresso para subir de escadas até o segundo andar e de elevador até o topo: € 19,40 (adultos), € 9,70 (entre 12-24 anos) e € 4,90 (entre 4-11 anos).
Em todas as opções, crianças abaixo de 4 anos não pagam.
Sem fila => Ingressos para a Torre Eiffel
Dicas de tour pela Torre Eiffel
A Torre Eiffel pode ser vista em muitas regiões da cidade. Ela pode aparecer lindamente quando você estiver utilizando o transporte em Paris no metrô da linha 6, mais especificamente na estação ou na ponte chamada Bir Hakeim.
Tem gente que até prefere vê-la subindo em outro rooftop, como na Torre de Montparnasse ou no Arco do Triufo. Afinal se você somente subir na torre não poderá vê-la. Eu particularmente acho que cada experiência é única e que vale estar em pelo menos 2 monumentos e um deles tem que ser a Torre Eiffel.
Você passará momentos incríveis também ao prestigiar a Dama de Ferro sentada em um dos restaurantes em Paris, como o Le New York.
Se você prefere conhecer melhor a torre, são 3 níveis para subir. Indico também almoçar no Restaurante 58 com cruzeiro no Sena. Só não esqueça de reservar antes, pois é bem concorrido.
Quando eu converso com as pessoas que conheceram a Torre Eiffel, sempre dizem que optaram pelo ingresso até o segundo andar, já que nele é possível ver toda a capital francesa; as pessoas acham que não vale tanto a pena gastar os valiosos euros a mais para subir até o topo. O primeiro andar é interessante, pois tem o chão de vidro, rendendo um frio na barriga e boas fotos.
Em relação as lojas de suvenires você verá em toda cidade, na entrada da Torre e nela própria. Eu já te indico fazer compras nas ruas que são caminho do metrô para a Sacré-Coeur em Montmartre.
Desfrute => Torre Eiffel à noite
Curiosidades da Torre Eiffel
- A Torre Eiffel pisca durante os 5 primeiros minutos de cada hora até 1h da manhã; os flashes sobrepõem a luz dourada, te proporcionando um momento mágico, eu mesma nunca vi algo tão lindo!
- Um evento triste marcou a Torre Eiffel em fevereiro de 1912: um alfaiate chamado Franz Reichelt, apresentou a imprensa um modelo de roupa que ele dizia capaz de conter o ar e impedir a queda de um homem, o então “projeto piloto” do paraquedas. A roupa era uma combinação de tecido cortada no modelo de asas de morcego. Ele caiu violentamente no chão do Champs de Mars falecendo, óbvio.
- O local foi muito importante durante a Primeira Guerra Mundial, afirmando ainda mais a sua permanência em Paris. O exército francês usava a Torre Eiffel como apoio, captando mensagens de longas distâncias que deram várias vitórias ao país; há relatos também que a facilidade de comunicação pela Torrei levou a prisão de Mata Hari, um espião que trabalhava para os alemães.
- Até hoje a Dama de ferro foi repintada 18 vezes. Toda vez que isso acontece são necessárias, mais de 60 toneladas de tinta.
- A Torre Eiffel pode se balançar ao vento em aproximadamente 13 centímetros. Mas calma! Não deixe isso abalar os seus planos para conhece-la.
- Existem várias réplicas da torre ao redor do mundo, como em Praga, Las Vegas, Tókio, Sucre, Sidney e até em Brasília. A lista vai longe…
- Em 2016 pagaram 13.523.800€ para um pedaço da escada da Torre. E digo mais, o preço foi superior a dez vezes da estimativa de pré-venda do leilão.
Confira => Ônibus turístico em Paris
Tudo sobre a Torre Eiffel
A nossa querida Torre Eiffel já recebeu 250 milhões de pessoas, não é a toa que ela é o cartão postal da França. É um passeio imprescindível que você terá que fazer em Paris; além da vista linda de lá de cima, a experiência e aquele friozinho na barriga será único.
Acredito que você já olhou para várias fotos e desenhos da torre sonhando em um dia conhece-la, sentar na grama bebendo um vinho e vendo aquelas mágicas luzes piscarem diante dos seus olhos na noite em Paris. Ou, já sonhou em subi-la não acreditando no que já conquistou!
Toda vez que eu passo pela Dama de Ferro suspiro e acho que estou sonhando, ela sempre está imponente esperando pela visita de turistas do mundo inteiro. Espero ter aguçado ainda mais a sua vontade de conhecer a Torre Eiffel com esse artigo. Bon voyage!
E você, já visitou a Torre Eiffel? Tem mais alguma dúvida sobre como visitá-la? Compartilhe sua resposta nos comentários!